SÓ PRA TROCAR FIGURINHAS, TAREFINHAS, HISTORINHAS...

Dia desses, numa aula, aproveitei uma música que os alunos estavam cantando pelos corredores em tom de galhorfa. Era quase carnaval e a música buscava ritmo através de três diminutivos (bicicletinha, sainha e calcinha... ou coisa parecida, não lembro bem). A aula era sobre as concepções sociais, políticas, filosóficas etc, que se escondiam por trás daquilo que lemos e vemos em nosso cotidiano. Que concepções estariam subjacentes às músicas que cantamos? Que concepções propagamos, através dessas músicas, sem nem perceber?
E aí aconteceu a ideia. Por que não aproveitar essas CONVERSAS DE CORREDOR, num blog, para troca de figurinhas? Talvez seja interessante reproduzir aqui algumas das curiosas (e fazendo uso do ritmo à lá 'inha') historinhas que nós professores vivenciamos pelos corredores das escolas onde trabalhamos... Taí, então, vamos ver no que dá.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

RECESSO ESCOLAR

Muita gente acha que durante os meses de dezembro e janeiro PROFESSORA fica de férias.
Isso me dá uma revolta danada. Os comentários acerca desse mito são sempre desagradáveis e injustos. "Moleza em tia", "Queria eu ter dois meses de férias", "Vida boa hem...".
Se você é desses (ou dessas) fique sabendo que durante esses meses, nós professores não nos desligamos completamente da escola. Fiquemos à disposição para diversas tarefas como: elaborar provas para alunos não aprovados por média, e para alunos novatos também, planejamento, planos de aula, reciclagem de fichas e materiais de aula, estudo - atualização de conteúdos... Não é exagero dizer que é uma das épocas mais produtivas e, consequentemente, de mais trabalho para nossa profissão.
Então, a próxima vez que encontrar (mesmo que virtualmente) com seu professor, tenha bom senso. Pergunte sobre o tempo, os últimos acontecimentos, a programação cultural da sua cidade... e esqueça a palavra FÉRIAS.
Obrigada.

Um comentário:

  1. Solitude. Eis o nome para o que a move. Vá em frente. Quero ver esse blog cheio. Abraço!

    ResponderExcluir